Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

DICAS DE SAÚDE


Comer para ficar inteligente

Você sabia que um desjejum enriquecido com leite e cereais um pouco antes de ir para a escola pode facilitar o desempenho e o aprendizado?

Pesquisas mostraram que os alunos que se alimentaram momentos antes das provas tiveram maior desempenho do que aqueles que se alimentaram horas antes do teste.

Que tal aquela barrinha de cereais antes da prova?  

 

Antidepressivo natural

 A erva de São João é um conhecido antidepressivo natural, auxiliando no tratamento de distúrbios do sono e até insônia.

Ameniza também os sintomas da TPM (Sindrome ou Tensão Pré-Menstrual).

Por ser uma planta antivirótica e antibacteriana, alivia as inflamações, sendo excelente para tratamento de feridas e queimaduras e melhorando o desempenho do sistema imunológico.

Outra dica são os remédios naturais a base de Piper methysticum, popularmente conheciada como Kava Kava, podem ser usados para controlar a ansiedade e as depressões leves.

Além disso, a Kava kava contém a molécula lactona, que age como relaxante muscular o que contribui também, para regular os disturbios do sono.  

 

Centelha Asiática para combater a celulite

A Centelha Asiática é uma planta medicinal muito usada no combate a celulite.

Suas propriedades ativam a circulação local, contribuindo significativamente para a eliminação das gorduras localizadas.

Além disso, ela reorganiza as fibras de colágeno que é o responsável pela firmeza da pele.

Uma alimentação saudável contendo em média 2 litros de água ao dia, pratos a base de legumes, verduras e frutas e a exclusão de refrigerantes e bebidas gasosas, auxilia eficazmente na prevenção da celulite.  

 

Chás para quem sofre de Cistite

A cistite é uma inflamação na bexiga, causada por bactérias presentes no intestino.

Geralmente o principal sintoma apresentados costuma ser a dor, ardência ao urinar ou aumento da freqüência de micção e febre.

Por causa da dor, algumas pessoas passam a interromper o ato de urinar logo nos primeiros jatos. Desse modo, a bexiga não é esvaziada e sente-se vontade de urinar frequentemente.

Segundo o Farmacêutico e Bioquímico, Dr. Marcos Stern, "para combater a Cistite (inflamação da bexiga e da uretra), é bom beber chás diuréticos que ajudam a limpar o sistema urinário."

Como exemplos, o doutor cita:
- Chá de Douradinha do Campo, infusão das folhas da planta;
- Chá de Quebra-Pedra, que pode ser feito com toda a planta e
- Chá da folha de Cabreúva.

Lembre-se de consultar o médico regularmente.  

 

Combatendo a prisão de ventre

Para combater a Prisão de ventre, inclua muitas fibras na dieta e beba bastante líquidos.

As fibras e a água auxiliam no trânsito intestinal e na sua falta, o bolo alimentar pára no reto e a parede intestinal contnua absorvendo água, o que torna as fezes mais ressecadas e difíceis de eliminar.

Não tome remédios sem orientação médica.

Mesmo aqueles laxantes que se autointitulam leves ou naturais, irritam a mucosa da parede intestinal e em doses altas podem levar à dependência, fazendo com que você necessite de remédios cada vez mais fortes.

Segundo o Farmacêutico e Bioquímico, Dr. Marcos Stern, uma recomendação de tratamento natural para a prisão de ventre é "tomar chás que estimulem as secreções intestinais e ativem as contrações do trato digestivo, tais como os feitos com Cascará Sagrada, Genciana, raiz de Alface, Ruibarbo, raiz de Sabugueiro e semente de Linhaça".  

Chá para corrimentos e fluxos vaginais

A erva pombinha é ótima para combater os corrimentos e os fluxos vaginais, tem poderes diuréticos e ajuda a combater a gonorréia.

Para fazer a receita, basta juntas duas colheres de sopa das folhas fatiadas para um copo de água fervente.

Deixe em infusão por dez minutos em um recipiente fechado.

Coe e beba duas xícaras de chá por dia.

Se os sintomas não desaparecerem, o indicado é procurar um especialista.  

 

 

Fonte: Dr. Marcos Stern - Farmacêutico e Bioquímico.



 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário